quarta-feira, 8 de junho de 2011

Curiosidades sobre a China


A China já há algum tempo é um dos assuntos preferidos dos comentaristas econômicos. Em parte por seus próprios feitos e em parte pelo ocaso americano, aquele país ocupa um lugar de destaque no panorama internacional.
Desta forma considero ser interessante apresentar algumas curiosidades chinesas que normalmente não estão presentes na mídia em geral.

Origens do nome da China
Zhongguo, nome chinês para China, apareceu pela primeira vez em documentos da dinastia Zhou (1.100 a 221 a.C.) e foi utilizado em diferentes sentidos em vários períodos históricos.
Originalmente, referia-se à capital da nação, onde o imperador ocupava-se dos assuntos de estado. Em tempos antigos, o governante sempre construía o seu reino o meio do território, rodeado por estados vassalos grandes e pequenos.
O povo da dinastia Han nomeou o império que eles contruíram a partir das Planíceis Zhongguo (Reino Médio). Mais tarde , as minorias étnicas que conquistaram a terra também utilizaram o nome para seu corpo central de governo.
Em tempos antigos, a China também foi chamada de Huaxia, que significa China florescente e gloriosa. Também é possível se referei à Cina como Shenzhou (Terra Divina), Jiuzhou (nove Divisões Administrativas) ou Zhongyuan (Planícies Centrais).
Ideologinas Tradicionais Chinesas
Lealdade e devoção filial: a ideologia chinesa gira em torno de lealdade e devoção filial. Uma pessoa é filial com sua família e leal ao seu país. Lealdade compreende amor por sua nação e lar, altruísmo em proteger a família e os compatriotas em seus ideais.
Sacrifício por uma causa justa: humanidade, justiça e virtude são mais preciosas que a vida.

Caráter e construção da carreira: os chineses acreditam em formar o caráter de uma pessoa e também sua carreira. Seus anseios em construir uma carreira adequada para si mesmos refletem o desejo chinês de cumprir seus ideais. A formação do caráter em si é incompleta, a menos que eles seja capazes de aplicar o que aprenderam para contribuir com a sociedade e com o país.
Diligência e perseverança: como diz um ditado chinês: "Uma pessoa que é capaz de enfrentar a penúeria está um ponto acima das outras." Ser capaz de enfrentar a penúria e perseverar são características do povo chinês. Essa é a personificação da doutrina que diz que " a pessoa sempre deve se empenhar para ser mais forte." Entusiasmo e otimismo constantemente levam a nação adiante.

Usos e Costumes
Cor vermelha: os chineses adoram a cor vermelha. Segundo a lenda, esse hábito já era dominante entre os homens da caverna há mais de 18.000 anos. Eles descobriram que o sangue que circula nos humanos é vermelho, e o sangue influencia a vida. Excessiva perda de sangue poderia levar à morte. Portanto, eles acreditavam que objetos vermelhos eram sagrados. Quando alguma pessoa amada morria, pedras vermelhas eram espalhadas sobre o corpo dela na esperança que podesse ser reanimada. A partir dessa associação do vermelho com a vida, a preferência pela cor aumentou.
Os doze signos animais: os chineses marcam os anos através dos 10 tronocos celestiais e 12 ramos terrenos. Para ficar mais fácil de lembrar, eles combinaram 12 animais com 12 ramos Terrenos. Esses 12 animais estão organizados nessa ordem: rato, touro, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, galo, cachorro e porco. Em meados da dinatia Zhou Ocidental, os 12 animais foram ligados ao ano em que cada um nasceu. Eles se tornaram os 12 signos animais. Quando nasce um bebê chinês, o signo animal daquele ano se torna seu signo animal. Por exemplo, aqueles que nasceram em 1998 são tigres e aqueles que nasceram em 2000 são dragões.

Tabus na linguagem
- perguntas pessoais: evite perguntar sobre novas conquistas e questões pessoais como idade e salário.
- gesticular: é considerado falta de educação apontar para a pessoa com seu dedo enquanto está conversando.
- saudação: evite chamar as pessoas por "Hei!". Dirija-se à pessoa pelo nome. Se for um estranho, você pode usar títulos como senhor, senhorita e senhora.
- escolha de palavras: evite palavras que podem ser interpretadas como insultos pela pessoa com quem você está falando, tais como "porco" para uma pessoa obesa ou "bambu" para uma pessoa magra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário