quarta-feira, 8 de junho de 2011

Vale a Pena ver Direito !

O vídeo a seguir traz importantes informações sobre a cultura Chinesa, não deixe de ver!

Alfabeto Mandarim

Curiosidades sobre a China


A China já há algum tempo é um dos assuntos preferidos dos comentaristas econômicos. Em parte por seus próprios feitos e em parte pelo ocaso americano, aquele país ocupa um lugar de destaque no panorama internacional.
Desta forma considero ser interessante apresentar algumas curiosidades chinesas que normalmente não estão presentes na mídia em geral.

Origens do nome da China
Zhongguo, nome chinês para China, apareceu pela primeira vez em documentos da dinastia Zhou (1.100 a 221 a.C.) e foi utilizado em diferentes sentidos em vários períodos históricos.
Originalmente, referia-se à capital da nação, onde o imperador ocupava-se dos assuntos de estado. Em tempos antigos, o governante sempre construía o seu reino o meio do território, rodeado por estados vassalos grandes e pequenos.
O povo da dinastia Han nomeou o império que eles contruíram a partir das Planíceis Zhongguo (Reino Médio). Mais tarde , as minorias étnicas que conquistaram a terra também utilizaram o nome para seu corpo central de governo.
Em tempos antigos, a China também foi chamada de Huaxia, que significa China florescente e gloriosa. Também é possível se referei à Cina como Shenzhou (Terra Divina), Jiuzhou (nove Divisões Administrativas) ou Zhongyuan (Planícies Centrais).
Ideologinas Tradicionais Chinesas
Lealdade e devoção filial: a ideologia chinesa gira em torno de lealdade e devoção filial. Uma pessoa é filial com sua família e leal ao seu país. Lealdade compreende amor por sua nação e lar, altruísmo em proteger a família e os compatriotas em seus ideais.
Sacrifício por uma causa justa: humanidade, justiça e virtude são mais preciosas que a vida.

Caráter e construção da carreira: os chineses acreditam em formar o caráter de uma pessoa e também sua carreira. Seus anseios em construir uma carreira adequada para si mesmos refletem o desejo chinês de cumprir seus ideais. A formação do caráter em si é incompleta, a menos que eles seja capazes de aplicar o que aprenderam para contribuir com a sociedade e com o país.
Diligência e perseverança: como diz um ditado chinês: "Uma pessoa que é capaz de enfrentar a penúeria está um ponto acima das outras." Ser capaz de enfrentar a penúria e perseverar são características do povo chinês. Essa é a personificação da doutrina que diz que " a pessoa sempre deve se empenhar para ser mais forte." Entusiasmo e otimismo constantemente levam a nação adiante.

Usos e Costumes
Cor vermelha: os chineses adoram a cor vermelha. Segundo a lenda, esse hábito já era dominante entre os homens da caverna há mais de 18.000 anos. Eles descobriram que o sangue que circula nos humanos é vermelho, e o sangue influencia a vida. Excessiva perda de sangue poderia levar à morte. Portanto, eles acreditavam que objetos vermelhos eram sagrados. Quando alguma pessoa amada morria, pedras vermelhas eram espalhadas sobre o corpo dela na esperança que podesse ser reanimada. A partir dessa associação do vermelho com a vida, a preferência pela cor aumentou.
Os doze signos animais: os chineses marcam os anos através dos 10 tronocos celestiais e 12 ramos terrenos. Para ficar mais fácil de lembrar, eles combinaram 12 animais com 12 ramos Terrenos. Esses 12 animais estão organizados nessa ordem: rato, touro, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, galo, cachorro e porco. Em meados da dinatia Zhou Ocidental, os 12 animais foram ligados ao ano em que cada um nasceu. Eles se tornaram os 12 signos animais. Quando nasce um bebê chinês, o signo animal daquele ano se torna seu signo animal. Por exemplo, aqueles que nasceram em 1998 são tigres e aqueles que nasceram em 2000 são dragões.

Tabus na linguagem
- perguntas pessoais: evite perguntar sobre novas conquistas e questões pessoais como idade e salário.
- gesticular: é considerado falta de educação apontar para a pessoa com seu dedo enquanto está conversando.
- saudação: evite chamar as pessoas por "Hei!". Dirija-se à pessoa pelo nome. Se for um estranho, você pode usar títulos como senhor, senhorita e senhora.
- escolha de palavras: evite palavras que podem ser interpretadas como insultos pela pessoa com quem você está falando, tais como "porco" para uma pessoa obesa ou "bambu" para uma pessoa magra.

Pricipais Aspectos sobre a Cultura Chinesa

Com um território de grande extensão, um passado historicamente rico e uma população de 1,3 bilhões de habitantes, a China possui uma importante diversidade cultural. Por ser um país que apresenta um grande crescimento da economia, na atualidade, a China atrai olhares de pessoas do mundo todo, que buscam informações sobre seus aspectos culturais. Na atualidade, este país mescla a cultura tradicional com a modernidade.

Escrita e idiomas
A escrita chinesa é baseada em ideogramas (desenhos), sendo que eles representam idéias, objetos, sentimentos, etc. O mandarim é o dialeto mais falado na China, porém, existem outros como, por exemplo, wu, cantonês, dialetos min, jin, xiang, kejia, gan, entre outros.
Religião
Na China existe uma grande diversidade religiosa. As principais religiões são: Confucionismo e Taoísmo (consideradas também como filosofias de vida), Budismo, Islamismo e Cristianismo.

Culinária
Os chineses utilizam muitos ingredientes, molhos (shoyu é o mais conhecido) e temperos em sua culinária. Arroz, peixe, carnes vermelhas, broto de bambú e legumes são utilizados em diversos pratos. Uma espécie de biscoito, fino e crocante, o rolinho primavera, é um dos alimentos chineses mais conhecidos no Ocidente. Um alimento consumido na China, e considerado exótico no Ocidente, é a carne de cachorro. Outros alimentos consumidos pelos chineses, e não muito comuns no ocidente, são: carne de cobra, escorpião, besouros e cavalo-marinho.

 Arte
A arte chinesa é marcada bela beleza dos vasos em cerâmica pintados, artesanalmente, com motivos culturais da China. A arte em seda também é outro aspecto importante. Os pintores chineses destacam, em suas telas, as belezas naturais da China (paisagens, animais) e aspectos mitológicos.
 

Música
A música chinesa é tocada com a utilização de vários instrumentos, sendo que os mais importantes são: flauta, instrumentos de corda, gongos, tímpanos e pratos.
Invenções
Os chineses contribuíram muito para o desenvolvimento do conhecimento no mundo todo. As principais invenções chinesas são: papel, pólvora, leme de navegação, estribo, bússola, etc

Pontos Turísticos

A China possui um enorme potencial turístico, proveniente de lindas paisagens naturais (montanhas, rios, fonte, cataratas, além de riquezas da fauna e flora).
A China não se destaca somente no turismo em paisagens, pois existem também pontos culturais (arquitetura, monumentos, arte etc).
Grande parte dos pontos turísticos chineses está inserida na lista do Patrimônio Mundial da Humanidade. 
A seguir os principais pontos turísticos culturais e paisagens naturais que são reconhecidos pela UNESCO e a data de seu ingresso na lista.
• Monte Taishan (1987)


Situada a sul da cidade de Jinan, no centro da província de Shandong, China, o Monte Taishan estende-se por mais de 200 quilómetros na direção leste-oeste com uma superfície de 426 km². No leste da planície do Huabei, o pico do Monte Taishan, Yuhuangding, apesar de ter uma altura de apenas 1545 metros, sobressai, entretanto, das baixas colinas e planícies que se encontram a seu redor num raio de várias centenas de quilómetros quadrados.
Monte Taishan foi um local de peregrinação imperial durante quase dois mil anos, e as obras-primas artísticas contidas lá estão em harmonia perfeita com a paisagem natural. Sempre foi uma fonte de inspiração aos artistas e estudantes chineses e simbolizou as antigas civilizações e crenças chinesas



Dados Geográficos - China

DADOS PRINCIPAIS
Área: 9.536.499 km²

Capital: Pequim
População: 1,32 bilhão (estimativa 2007)
Moeda: Iuan
Nome Oficial: REPÚBLICA POPULAR DA CHINA ( Zhonghua Renmin Gongheguo ).
Nacionalidade: Chinesa
Data Nacional: 1 e 2 de outubro (Dia da Pátria, Proclamação da República Popular da China).

Localização: leste da Ásia
Fuso Horário: + 11 horas em relação à Brasília
Clima Da China : de montanha (O e SO), árido frio (N, NO e centro), de monção (litoral S)
Cidades Da China (Principais): Xangai, Pequim (Beijing), Tianjin; Shenyang, Wuhan, Guangzou (Cantão), Nanquim
Região Especial Administrativa: Hong Kong
Composição Da Populaçãp: chineses han 92%, grupos étnicos minoritários 7,5% (chuans, manchus, uigures, huis, yis, duias, tibetanos, mongóis, miaos, puyis, dongues, iaos, coreanos, bais, hanis, cazaques, dais, lis), outros 0,5% (dados de 1990).
 
Idiomas: mandarim (principal), dialetos regionais (principais: min, vu, cantonês).

Religiões: sem religião (40,2%), crenças populares chinesas (28,9%), budismo (8,5%), ateísmo (8%), cristianismo (8,5%), crenças tradicionais (4,4%), islamismo (1,5%) - dados do ano de 2005.

Economia da China :
Produtos Agrícolas: arroz, batata-doce, trigo, milho, soja, cana-de-açúcar, tabaco, algodão em pluma, batata, juta, legumes e verduras.
Pecuária: eqüinos, bovinos, búfalos, camelos, suínos, ovinos, caprinos, aves
Mineração: carvão, petróleo, chumbo, minério de ferro, enxofre, zinco, bauxita, asfalto natural, estanho, fosforito.
Indústria: têxtil (algodão), materiais de construção (cimento), siderúrgica (aço), equipamentos eletrônicos.